Faro - Algarve - Portugal

LAREIRAS E  RECUPERADORES DE  CALOR  A LENHA

 

                                                            DESDE 1985

INICIO

CONTACTOS

RECUPERADORES

SALAMANDRAS

LAREIRAS

CHAMINÉS

ACESSÓRIOS

REALIZAÇÕES

FOGÕES

PERGUNTAS

LINK,S

 

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE LAREIRAS
 


O conforto da lareira

Quando os dias de sol estão a despedir-se e a chuva já fez a sua aparição, começa a apetecer-nos ficar em casa bem resguardados do frio que se nos começa a rodear.
Que melhor maneira de passarmos um bom serão do que acendendo a lareira e deixando-nos ficar por ali, confortavelmente sentados, em amena cavaqueira, olhando o crepitar do fogo, e permitindo que o calor nos invada...

Para além da sua função meramente utilitária como fontes de calor, as lareiras são também elementos decorativos que embelezam.

Contudo, há que tomar em conta um pormenor: Uma lareira tem de se harmonizar da melhor maneira com a zona envolvente e ser objecto de um grande estudo, por não ser uma peça que se troque com facilidade.

Uma lareira é sempre um espectáculo caloroso e fascinante, fazendo lembrar tempos antigos em que a família (antes de haver a televisão) se juntava contando histórias.

Por forma a aproveitar o calor da melhor maneira sem ser necessário estarmos sentados mesmo junto das brasas, podemos optar por várias soluções.

Há que dar particular atenção ao sistema da sua lareira. Escolhendo a solução que mais lhe convém.

- Lareiras abertas convencionais (normais)

As lareiras abertas convencionais, apenas fornecem para a sala o calor irradiado pelo fogo e seus tijolos refractários.

Conseguindo aquecer apenas a zona mais próxima. O seu rendimento é apenas 5% da energia libertada pela lenha.

Quanto mais "fuma" a lareira mais depressa sobe pela conduta de fumos o calor de que quer dispor, ou seja menos aquece e mais lenha consome.

Pense nisto: uma lareira normal precisa de 80 a 300 m3/h de ar para a queima da lenha, isto corresponde a renovar o ar de sua sala 3 a 4 vezes numa hora. De onde vem a ar que compensa o extraído? É o ar frio, que entra pelas frestas das portas e janelas, um pouco por toda a casa, arrefecendo-a! É por isso que se diz que só se está bem junto da lareira e é também por essa razão que geralmente se sente uma corrente de ar frio nas costas nas lareiras tradicionais.

 - Lareiras com recuperação de calor - Abertas, Fechadas ou Mistas  ( sistemas com ar circulante em volta da zona da combustão)

Numa lareira de calor circulante seja ela aberta ou fechada, utilizando um processo de circulação e aquecimento de ar, aproveitam uma grande parte do calor produzido pelo fogo, de modo que o ambiente será aquecido pelo calor irradiado mais o calor do ar aquecido.  VEJA O ESQUEMA DE FUNCIONAMENTO AQUI:

Descrição:

Nas lareiras de calor circulante, mais conhecidas por recuperadores, SABER (+)   (Ler  na Wikipédia) o ar circula através de uma caixa de ar em chapa de aço soldada, (em alguns modelos) totalmente estanque, sem qualquer comunicação com o compartimento dos fumos e sempre que possível poderá insuflar ar novo exterior. VER AQUI Esse ar pode ser forçado com um ventilador aumentando grandemente o rendimento e o volume de calor recuperado através dessa mesma circulação de ar. Se pretender elevado silencio existem modelos com óptimo rendimento mesmo sem ventilador usando entrada de ar exterior em convecção.

O ar aquecido pode ser canalizado (através de condutas devidamente isoladas) para outras divisões, VER AQUI sendo muito rentável em quartos próximos da lareira principalmente se forem no piso superior e próximo da fonte de calor. Em quartos distantes o rendimento é bastante inferior, por levar mais tempo a chegar ao destino e existirem perdas de calor ao longo das condutas. (Perdas essas que são ganhos se a conduta for no interior da moradia, pois se o calor se perder pelo piso, embora não se note, essa energia fica na casa)
Consegue-se no entanto obter bons resultados mesmo longe se a conduta de distribuição de ar tiver uma boa secção e for bem isolada.
Com o sistema de distribuição de ar novo aquecido, alem de calor conseguimos renovação do ar de toda a moradia, indo deste modo de encontro ao novo regulamento da qualidade do ar em edifícios (RSECE, D.L. 79/2006)
LER REGULAMENTO o qual já entrou em vigor para todos os novos projectos  SABER (+)   (Fonte: ADENE, Agencia para a energia)
   
É importante um bom isolamento das moradias
. Paredes, vigas, pilares, pavimentos e especialmente tectos bem isolados pelo interior.
Vidros duplos nas portas e janelas protegidas com estores pelo exterior, são também um pormenor importante para o bom rendimento do qualquer sistema de aquecimento e consequente poupança de energia.

Zonas com grandes áreas  envidraçadas sem estores exteriores que se possam fechar durante a noite para evitar as perdas de calor são sempre locais difíceis de aquecer, no entanto o calor irradiado pelo fogo, por ser uma onda magnética
SABER (+)   (Ler na Wikipédia)  acaba sempre por nos aquecer directamente, mesmo em grande espaços ou em àreas mal isoladas. O único problema é que o calor não fica acumulado.
  
Aquecimento central a ar com recuperador
SABER (+)   (Ler na Wikipédia)  o ventilador por sua vez pode (deve) ir buscar o ar à rua. Ao usar ar exterior estamos automaticamente a renovar o ar de toda a  moradia, aquecer o ambiente, eliminar  os cheiros a mofo e humidade. Estamos também compensando o ar que normalmente sai e entra pelas frestas *. Tudo isto se consegue sem saturar o ar existente no interior.
Se o ventilador for colocado no exterior reduz-se o ruído do mesmo, podendo insuflar no máximo da sua potência.

* O ar numa moradia aquecida saí pelas frestas das janelas e portas do piso superior e entra pelas do piso inferior, a razão é simples, o ar com mais temperatura por ser mais leve, sobe. Ao subir faz pressão nas zonas superiores e depressão nas zonas inferiores, ao pressurizar a sua casa com a insuflação de ar exterior acaba por evitar que entre ar frio pela parte inferiores. Estas perdas de ar acontecem mesmo em casa mal aquecidas.

Uma lareira com recuperação de calor pode ser  -  Aberta, (sem porta) fechada (com porta) ou mista. (com porta de embutir e abrir)

Vantagens da porta numa lareira com recuperação:

Segurança - Elimina a queda de fagulhas ou troncos a arder evitando assim o risco de incêndio de tapetes, cortinas etc.

Redução de consumo - Uma lareira com a porta fechada (Se estiver bem regulada) consome muito menos lenha que uma lareira convencional -aproximadamente 1/5.

Rendimento - O rendimento aumenta significativamente (até 16 vezes mais)

Sem porta, mas com recuperação é possível aumentar o rendimento em relação ás lareiras tradicionais, mas descurando a segurança.

Mistas  ( com porta escamoteavel ), Obtemos o rendimento e segurança total de um recuperador com a porta fechada, com a vantagem de podermos usar a porta aberta como se de uma lareira tradicional se tratasse,  sempre que entendermos usufruir do prazer total do fogo remexendo nas achas a arder.

Tipos de recuperadores:

Inseriveis - Recuperadores com porta de abrir, normalmente usados para colocação em lareiras existentes, mas devido a sua fácil instalação são também muito usados em instalações novas.
Têm a vantagem de se comprar um conjunto único com ventiladores incluídos, e a desvantagem de não se poder insuflar ar novo forçado. Podendo no entanto ser colocada uma conduta de entrada de ar para a zona da hotte para evitar a depressão causada pelo recuperador em uso. Podem aquecer um quarto ou dois superiores ou posteriores, neste caso o ar e insuflado é retirado da sala.

Algumas marcas já têm a possibilidade de insuflar ar novo mesmo em inseriveis

Blocos com carter, em aço ou fundição - Recuperadores com porta de embutir ou abrir, podem ser autenticas "maquinas" a aquecer. Por terem mais área de aço  em contado em contacto com o fogo aquecem muito mais, no entanto em recuperadores de grande dimensão o seu rendimento só é bom com grandes quantidades de lenha. O ventilador nestes recuperadores pode ser colocado onde se queira, ou seja, por baixo por cima ou no exterior. O ar insuflado pode subir ou descer e usando um ventilador potente o ar pode ser distribuído a mais de 10 metros sem grandes perdas. (Com condutas bem isoladas)

Blocos sem carter - São os recuperadores mais baratos, para darem um bom rendimento têm que ser muito bem instalados com uma boa convecção do ar da Hotte. Sempre aquecem mais que uma lareira convencional e têm boa segurança por possuírem porta.

Monoblocos em aço - São os recuperadores geralmente de maior dimensão geralmente com porta de subir, vem quase sempre com cárter e podem ser instalados com ventilação forçada e com ar exterior

 

 

Página actualizada em 17-03-2012